Só pra lembrar, sucesso é emagrecer e saber manter. Certo? De nada adianta ficar a vida toda lutando pra emagrecer e desistindo de manter. Maluquice isso.
Direto ao início da solução de um problema. Estamos aqui pra isso. É preciso diminuir a entrada de alimentos que liberam glicose. Também se torna fundamental controlar (palavra pesada mas bem pontuada nesse contexto) a quantidade dos alimentos em geral. Essa é a formula do emagrecimento e da manutenção. Pra todo mundo. Ponto.
Funciona assim. Em duas refeições do dia, você escolhe alimentos do grupo amarelo (que liberam mais glicose no seu sangue) e mistura com alimentos do grupo verde. Vamos chamar essa refeições, que tem alimentos dos grupos amarelo e verde misturados na proporção certa de REFEIÇÕES AMARELAS:
Tudo que leva farinha, seja do que for (menos de nuts). Pães, massas, biscoitos, bolos, massas em geral. Todos os tipos de arroz. Mandioca, batatas em geral, inhame, fubá, granola, aveia, quinoa, amido de milho, doces, qualquer tipo de açúcar, chocolate, bala, suco de uva integral, suco de laranja, mel, geléia com açúcar, gelatina com açúcar, refrigerante com açúcar.
As outras duas refeições do dia serão REFEIÇÕES VERDES com alimentos do grupo verde exclusivamente:
Todas as frutas, todas as verduras e legumes, todas as carnes(de todos os animais), todas as gorduras que existem, todos os tipos de nuts, todas as farinhas de nuts (100% nuts,) todos os leites de animais, todas as bebidas vegetais (desde que sem adição de açúcar), todos os iogurtes sem adição de açúcar, todos os queijos, presuntos e embutidos em geral, todos os tipos de feijões, lentilha, grão de bico, soja, ervilha, tofu, manteiga, requeijão, geléia sem açúcar, gelatina sem açúcar, adoçantes, chás sem açúcar, refrigerante sem açúcar.
A imagem abaixo explica melhor com um exemplo comum entre meus pacientes.
Você pode compor como quiser, como for seu dia. Pense nos seus eventos diários, no que tem na geladeira, na carga horária de trabalho, em quem vem pra jantar. Faça as contas. E monte seu dia como quiser, se baseando na imagem acima.
Você pode estar pensando, “Quê? Eu se comer isso tudo por dia não emagreço de jeito nenhum” ou “pra mim tem que ser grelhado e salada pra conseguir perder um mísero quilo“. Tem também que pense, “Essa Tina tá sem noção, pão branco, banana? Isso não pode, alguém avisa ela“. Preguiça.
Eu fiz 50 anos em julho e literalmente tô cansada. Não fisicamente mas mentalmente. De convencer as pessoas que pra emagrecer e manter tem que comer o que sempre comeu mas na dose e na combinação certa por um longo tempo. Nem tão longo se pensar no tanto de anos que a coisa já está desandada. Fazer mais do mesmo relamente funciona pra emagrecer. Uma hora o resultado aparece, tipo a mágica da multiplicação. No caso da gordura corporal, da subtração, haha.
Eu nunca, never, em tempo algum vi alguma criatura emagrecer e manter depois fazendo esquisitice. Muita gente se empolga (em vão) me contando que emagreceu muito assim ou assado mas quando eu pergunto se manteve depois me olham com cara de bunda. Silêncio. Ou explicações furadas. Eu muda. Mas ouvindo, chique e elegante. Cara de compreensiva. Mas por dentro me segurando pra não soltar aquele monólogo com 5 letras. “POIS É…”
Como eu falei no POST-01:
SE VOCÊ QUER APRENDER A EMAGRECER E A NUNCA MAIS ENGORDAR, PRECISA DIVIDIR SUA SEMANA EM DUAS PARTES. A PARTE QUE VOCÊ VAI USAR PARA EMAGRECER CASO PRECISE, QUE SERÁ DE SEGUNDA A QUINTA, E A PARTE QUE SERÁ SEPARADA PARA MANTER O PESO, QUE É O FINAL DE SEMANA.
Falaremos de como manter o peso no final de semana mais pra frente. Antes quero ter certeza de que você entendeu tudo sobre sua semana de emagrecimento de sucesso.
NO PRÓXMO POST (04) vamos pra prática. Preparar uma REFEIÇÃO/LANCHE AMARELA num jantar rápido e maravilhoso durante a sua semana de emagrecimento.
Um beijo,
Tina ; )
PS: POSTS novos sempre domingos e segundas-feiras.
LITERATURAS COMPLEMENTARES:
1 – Ainda sem. Sugestões?